Como Comprimir Imagens

Introdução

Quando você acessa uma página é como se você estivesse fazendo download de um arquivo HTML, que linka muitas imagens. Assim, também seria como se você baixasse as imagens. Por isso, é muito importante que as imagens do seu template ocupem o mínimo de espaço possível, fazendo o blog carregar muito mais rápido. Nesta postagem, ensinarei a como comprimir suas imagens PNG de uma maneira muito eficiente.



Comprimindo imagens

Há muitas maneiras de diminuir o tamanho de suas imagens, sem prejudicar a qualidade. Apresentarei neste texto uma ferramenta para você fazer isso.

PNGOUT: mais de 70% da imagem comprimida sem perder qualidade

O PNGOUT é um leve programa para reduzir o tamanho imagens PNG. Ele faz isso de uma forma muito eficiente. Por exemplo, eu tinha uma imagem de 83KB e ele comprimiu sobrando apenas 0,35KB! Para começar, faça download do PNGOUT clicando aqui. Mova o arquivo pngout.exe para uma pasta vazia qualquer, para ficar mais organizado. A seguir, ensinarei a como usar a ferramenta.

Comprimindo com o PNGOUT 

O PNGOUT não apresenta interface gráfica, ou seja, será necessário usar o prompt de comando do Windows para utilizá-lo. Mas calma! Não é tão complicado quanto parece, ensinarei cada passo aqui.

Primeiramente, abra o prompt de comando. Se estiver no Windows XP, clique em "Executar" do seu menu iniciar. Na caixa de texto do "Executar", digite "cmd" e aperte enter. O prompt de comando abrirá.
Se você usar o Windows Vista ou 7, clique no menu iniciar e na caixa de pesquisa digite cmd e aperte enter.
Se você for usuário do Windows 8, segure a tecla "Windows" e aperte "Q". Na pesquisa, digite "cmd" e aperte enter.

Coloque a imagem que quer comprimir na mesma pasta que está o arquivo pngout.exe.

Usando o Windows Explorer, copie o caminho para o diretório para a pasta em que o PNGOUT está. Por exemplo: C:\Users\Usuário\Downloads\pngout.

Agora, no prompt de comando, digite "cd" (sem parênteses) e depois de um espaço, o caminho para a pasta. Veja uma demonstração:

Clique na imagem para aumentar

Aperte enter. A próxima linha do prompt de comando ficará parecida com essa:


Agora digite "pngout" (sem parênteses), dê um espaço, e escreva o nome da imagem. Eu quero diminuir o tamanho de uma imagem cujo nome é "exemplo.png", por tanto, ficará assim:


Aperte enter. Pronto! O progresso será apresentado no prompt de comando e quando concluído, sua imagem deve estar bem mais leve do que era antes. Agora basta fazer upload da imagem em algum lugar, como o Imgur.

Espero que tenham gostado do tutorial. Até a próxima!

~Juca

Nenhum comentário:

Postar um comentário